Mesmo para quem gosta, decorar pode ser um desafio. Combinar móveis e ornamentos não é tão simples quanto parece, por isso uma ajudinha às vezes cai bem.
Quando falamos em espaços harmoniosos estamos pensando na junção de elementos que fazem parte do ambiente como: cores, estampas, tecidos e formas. Se bem equilibrados, eles irão trazer a sensação de comodidade e bem-estar.
Sabendo disso, hoje vamos esclarecer algumas dúvidas frequentes sobre dois aspectos importantes! A combinação entre tapetes e papéis de parede. Preparado? Então vamos pôr a mão na massa.
(Imagem retirada do site Casanova All Decor)
-
Cores
Algo fundamental para a composição de qualquer ambiente, independentemente do seu estilo, são as cores!
Será que você sabe combiná-las?
A melhor maneira de ornar o papel de parede com o tapete é criando uma paleta equilibrada. Para isso, é preciso escolher um tom base e a partir daí complementá-lo.
Por exemplo: o papel de parede de nuvem na imagem acima. Suas cores são branco e azul, então escolher um tapete que tenha alguma dessas cores com certeza irá dar certo!
Utilizar cores irmãs ou de contraste também são uma boa opção. Além disso, tons neutros tendem a combinar nesses casos. Mas cuidado! Faça uma pesquisa sobre eles antes de comprar.
-
Estampas
A mesma dica vale para as estampas.
Quer conhecer uma opção fácil para não ter erro? Então que tal misturar tecidos e padrões lisos com estampas mais elaboradas?
Um elemento neutro dentro da decoração evitará poluição visual e combinará com qualquer outra escolha. Você pode optar por um tapete com padrões ou até mesmo o papel de parede, isso fica a seu critério.}
Mas e se eu quiser misturar padrões, pode? Sim!
Quando a ideia é utilizar mais de um tipo de estampa é preciso entender as implicações que elas irão proporcionar no ambiente.
Tenha cuidado com excessos e com formas exageradas. Imagine só um espaço cheio de estampas pequenas e grandes por todo lado, pode dar um pouco de dor de cabeça, não é mesmo? Isso porque elas acarretam em efeitos totalmente opostos.
Confira mais exemplos práticos de como combinar papel de parede e tecidos.
-
Texturas
(Imagem retirada do site Casanova All Decor)
Bom, obviamente papéis de parede e tapetes irão ter texturas diferentes. Mas, a verdade que existem muitas variedades de cada um, o que acaba causando efeitos únicos nos ambientes dependendo das suas combinações.
Imagine uma lareira com um papel de parede que tem o aspecto de tijolos, qual será o tapete ideal neste caso?
A resposta é mais simples do que parece. Não tem como errar! A sua escolha irá variar apenas no estilo do espaço e dificilmente criará poluição visual se os outros elementos forem mais lisos.
-
Formas
Geralmente os papéis de parede ganham forma com estampas e ocupam pelo menos uma parede. Mas, quando falamos de tapetes conseguimos ir um pouco mais além.
Além do seu padrão de desenhos e texturas, existem vários modelos e tamanhos, como retangulares, redondos e quadrados. Eles poderão servir de complemento ou como contraste do papel de parede e sua estampa.
(Imagem retirada do site Casanova All Decor)
Já está se sentindo mais seguro na hora de decorar?
Agora é a hora de conhecer os melhores produtos na Casanova All Decor para criar o ambiente dos seus sonhos!