Você está querendo criar ou modificar um ambiente mas surgiram dúvidas sobre como fazer isso? Bom, não precisa mais se preocupar, agora você está no lugar certo!
Um dos principais elementos quando estamos pensando em decoração são os tapetes. Isso porque eles conseguem deixar qualquer espaço aconchegante, bonito, estiloso e dar a sensação de bem-estar sem abrir mão da funcionalidade.
Nós sabemos que a escolha de um tapete pode ser mais difícil do que parece, não é mesmo? E não importa onde seja, casa, escritório, lojas… Quem está nesta busca quer melhorar o clima e criar uma decoração única.
Foi pensando nisso que separamos alguns itens que precisam ser levados em conta e irão te ajudar na hora de escolher o tapete ideal! Confira!
1. Estilo
(Imagem retirada do site Casanova All Decor)
Escolha o perfil que você deseja para o ambiente, afinal, é ele que irá determinar a escolha de todos os elementos do espaço. Por exemplo, tapetes persas trarão o ar clássico assim como tapetes de couro podem oferecer um aspecto rústico.
2. Diversidade e funcionalidade
(Imagem retirada do site Casanova All Decor)
Espaços diferentes exigem tapetes diferentes!
Variar na textura, estampa, material e cor é muito importante para criar espaços funcionais, bonitos e coerentes.
Já imaginou um tapete de lã no banheiro? Provavelmente não. Isso porque é um lugar úmido e que precisa de um material diferenciado com antiderrapante para a segurança das pessoas e que não acumule mofo.
Um outro exemplo são os tapetes de verniz, que são fáceis de lavar e são ideais para ambientes externos como varandas, deques, e por aí vai.
3. Combinação
(Imagem retirada do site Casanova All Decor)
Existem muitas variedades, opções e combinações possíveis. Cada uma delas trará uma personalidade e sentimentos distintos. Qual é a sensação que você busca?
- Cores neutras: Tendem a combinar com tudo e podem ser utilizados de diversas maneiras. Por exemplo, como complemento do piso utilizando a mesma cor, assim ele estará “camuflado”. Outra alternativa, é seguir a mesma paleta de outros elementos como o sofá, cortina, almofada, manta e entre outros. Normalmente investir em tapetes neutros irá oferecer a sensação de modernidade e de um ambiente clean ao mesmo tempo que também proporciona todo o aconchego e toque de finalização.
- Cores fortes: Para ser um destaque, é ideal que ele não tenha relação com outros itens marcantes do espaço e mesmo que tenha, ele deve sobressair entre os demais. Neste caso que tal variar na textura, cor ou estampa?
Esta escolha irá mostrar criatividade e pode ser relacionado à estilos como boho chic que tem na sua essência cores fortes e muita personalidade.
- Os tapetes geométricos são sempre uma ótima opção para transformar qualquer espaço já que podem ser tanto neutros como destaques e oferecem versatilidade desde clássico até moderno.
Bom, apenas lembre-se de que estamos em uma era descontraída, ou seja, não é mais preciso combinar tudo, então que tal ousar um pouco?
4. Tamanho, material e formato
(Imagem retirada do site Casanova All Decor)
Dentre tantas escolhas que temos que decidir quando estamos decorando encontramos o dilema de tamanho, formato e material. Como descobrir qual é a melhor opção para o seu espaço?
- Tamanho: Este é um item que irá depender muito do ambiente selecionado e da sua metragem, por exemplo, salas pequenas provavelmente precisarão de um tapete menor (mesmo que ocupe grande parte do cômodo).
Existem algumas medidas mais valorizadas como: Em salas de estar é adequado que o tapete passe 20cm sob o sofá e em salas de jantar 50cm em relação ao tamanho da mesa. Porém, essas são medidas sugeridas e não regras. Lembre-se que temos ambientes únicos e por isso combinarão de maneiras distintas.
- Formato: Cada formato passa uma informação diferente:
Tapetes quadrados e retangulares conseguem ampliar o espaço quando ocupam grande parte do chão, além disso também o potencializa, valoriza e traz um ar moderno.
Tapetes redondos e circulares são românticos e realçam os demais itens do ambiente, ideais para cantinhos acolhedores incluindo quartos.
- Material: Conhecer os materiais irá ajudarna hora de escolher o tapete ideal para cada cômodo, confira:
Tapetes peludos combinam com espaços onde o conforto deve ser priorizado como sala e quartos. Um exemplo de material para este modelo é alã.
Tapetes baixos por serem mais fáceis de limpar funcionam em salas de jantar e cozinhas. Um exemplo de material para este modelo são asfibras tanto naturais como sintéticas.
Tapetes antiderrapantes são ideais para espaços que têm mais umidade como banheiros e ambientes externos. Um exemplo de material para este modelo é a borracha.
5. Posicionamento
(Imagem retirada do site Casanova All Decor)
Você sabe como posicionar?
Como vimos, existem diversos modelos de tapetes, o que inclui formatos como retangulares, quadrados, redondos… E cada um deles irá transformar cada ambiente com personalidade.
Não há certo ou errado quando o assunto é posicionamento. Por exemplo, é possível colocá-los de um modo que ocupem a sala inteira bem como selecionar um tamanho menor e deixá-los espalhados pelo cômodo, independentemente do seu formato.
Mesmo assim, as pessoas costumam utilizá-los em posições confortáveis e padrões como na frente do sofá, embaixo de mesas, mesmo que não tenha uma regra para isso.
Ou seja, o seu gosto é o maior critério!
E aí, preparado para esta transformação? Então conheça as melhores opções na Casanova All Decor.